História Assembléia de Deus em Osasco

No início do ano de 1951, começava um culto na casa da Família Soares da Silva na Rua Joana Bruni, n.º 48, na Vila Yara, bairro de Osasco/SP; o qual era presidido pelo pastor Delfino Brunelli da Lapa (bairro da cidade de São Paulo e um dos setores do ministério do Belém).

No segundo semestre de 1951, foi alugado o primeiro salão que ficava na Rua Lourenço Colino, n.º 348, Jd. Presidente Altino (bairro de Osasco). Eram realizados cultos ao ar livre com a ajuda de alguns irmãos da Lapa, além de visitas nas casas. Nesta época, o pastor Delfino Brunelli foi substituído pelo pastor João Alves Correia, que veio da cidade de Catanduva/SP.

Neste tempo havia um quarteto formado pelos irmãos: Ermenegildo, Serafim Ernesto, Terezinha Soares e Antonia Soares. Mais tarde um coral foi formado e começou a cantar em 1954, sob a regência do irmão Serafim Ernesto.

Começaram a chegar vários irmãos de outros estados e já não havia espaço no salão para tantos irmãos, até que foi alugado um salão na Rua Primitiva Vianco, n.° 769, no centro de Osasco; e o presbítero Silas Ferreira assumiu o trabalho.

osasco primeiraigreja

Primeira Igreja da Assembléia de Deus de Osasco

As conversões eram muitas e logo foi preciso alugar um salão maior, que ficava na Rua Primitiva Vianco, n° 679. Após alguns anos a igreja comprou um terreno na Rua Felipe Antonio Nader, n° 03, ainda no centro, onde foi construído um templo. Foi nesta época que surgiu o primeiro grupo de irmãs que formaram um Círculo de Oração, ou seja, uma reunião entre irmãs para um período de jejum e oração. Este trabalho tinha como dirigente a irmã Anália Nascimento.

Também, nesta época, foi formado um grupo de jovens para louvar a Deus, a regente era a irmã Rose Vicente Branco.

Os pastores desta época foram: Francisco Camargo e mais tarde o Pastor Elizeu Feitosa.

assembleia deus osasco primeiro circulo oracao

Primeiro Círculo de Oração

No ano de 1970 o trabalho de Osasco, que era filiado à Lapa, passou a ser filiado direto à sede no bairro do Belenzinho em São Paulo/SP, sede do ministério do Belém, como setor 05.

A irmã Aldaiza Santana formou um conjunto de crianças com várias atividades: histórias bíblicas, apresentações de hinos etc.

Os pastores Daniel Beltrão, Paulo dos Santos, Luiz Branco e Vanderlei Alves Franco dirigiram o trabalho em Osasco.

Mais uma vez a história se repetia, o trabalho era tão abençoado por Deus, que o então Pastor Vanderlei Alves Franco transferiu a igreja para um salão maior.

Mais tarde, já na administração do Pastor Manoel Xavier Leite foi comprado um terreno, na Rua Alice Manholer Piteri, n.º 307 (endereço atual no bairro da Bela Vista) e um projeto para um grande templo foi feito.

download

Templo Sede da Assembléia de Deus em Osasco

Em 1985 o Pastor Paulo Lucas Sacramento substituiu o Pastor Xavier e as obras do templo começaram até que em janeiro de 1994 foi inaugurado o templo, já na administração do Pastor José Amaro da Silva, que é o Pastor do setor de Osasco desde 01 de janeiro de 1991.

Auxiliando o Pastor José Amaro durante 13 anos, o Pastor Paulo Magalhães Rodrigues foi o co-pastor do setor até ser transferido para assumir o cargo de pastor setorial em Caieiras/SP (Setor 25), em meados de 2004. No seu lugar assumiu o Pastor Claudinei Fernandes da Cruz.

Hoje em dia, o setor de Osasco possui 74 congregações em toda a cidade, com cerca de 10.000 membros, dentre esses 1.000 obreiros.


Captura de Tela 2016 06 07 as 12.17.57

65 anos da Assembléia de Deus em Osasco (2016)

Já sentimos que logo a história se repetirá e teremos que comprar um novo terreno e construir um templo ainda maior, pois o nosso Deus é o mesmo hoje e eternamente e Ele continua a abençoar o trabalho, pois a cada batismo são mais 80 a 100 novos membros que se juntam a nós. Portanto, logo não teremos mais espaço no templo para tantos servos de Deus, para honra e glória do nome de Jesus.